Língua letã
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Letão (Latviešu)
Falado em: Letônia
Total de falantes: 1,45 milhão
Família:
Indo-europeia Báltica Báltica oriental Letão
Estatuto oficial
Língua oficial de: Letônia, União Europeia
Códigos de língua
ISO 639-1: lv ISO 639-2: lav
ISO 639-3: lav
O letão (latviešu valoda) é o idioma oficial da Letônia. Considerada por alguns linguistas como uma daslínguas indo-europeias com maior número de elementos e estruturas conservadoras, tem cerca de 1,4 milhão de falantes nativos do idioma que vivem na Letônia e outros cerca de 150 mil fora desse país.
A língua letã pertence ao grupo de línguas bálticas no grande tronco das línguas indo-europeias, não fazendo parte do grupo das línguas eslavas. Apesar de no passado haver existido um agrupamento de línguas balto-eslavas, os linguistas hoje costumam classificar os dois grupos separadamente. Das línguas bálticas, apenas o letão e seu parente próximo, o lituano ainda estão em uso. Apesar de aparentadas, as duas línguas não são mutuamente inteligíveis.
Índice
• 1 História
• 2 Fonética
• 3 Ortografia
• 4 Características gramaticais
• 5 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
O território hoje conhecido como Letônia era habitado por tribos bálticas já no final do primeiro milênio DC, dentre as quais estavam os Curônios, os Semigalianose os Letigalianos. A primeira menção à Letônia foi feita em 1206 por Henricus Lettus, numa crônica da cristianização de povos bálticos na área que ele denominaLethia em latim.
A primeira atestação do idioma letão com caracteres do alfabeto latino deu-se em meados do século