Resumo Sindrome do Ninho Vazio
RESUMO
O seguinte trabalho trata de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para este estudo participaram quatro casais, a maioria dos entrevistados mudou sua rotina com a saída do filho e realizou movimentos de aproximação. Os participantes passaram pela fase de forma a não alterar significativamente sua qualidade de vida , essa pesquisa auxilia na compreensão desse momento na vida familiar, possibilitando a criação de intervenções e estratégias que auxiliem pais quando o (a) filho(a) deixa a casa. O objetivo deste trabalho é investigar e compreender como pais de filho(a) único (a) experienciam a síndrome do ninho vazio, ou seja como passam por esta fase do ciclo vital familiar, segundo o texto de Camila de Souza Sperandio e Simone Isabel Jung. O início do cliclo vital da família se dá com o casamento, continua com o nascimento e a adolescência dos filhos, com a saída dos filhos de casa, assim começando um novo ciclo vital (Carter; McOldrick, 1995).
Cada fase do desenvolvimento do filho é marcada por transformações físicas, emocionais, dificuldades, dependência, cuidados e muita responsabilidade, conforme o texto Síndrome do ninho vazio em famílias de filho(a) único(a) existem rituais de passagem, que são momentos que a família passa para elaborar e assumir as crises de transição de um estágio da vida para o outro (Falceto; Waldemar, 2001).
Quando os filhos são adolescentes os pais estão na crise da meia-idade e os avôs aposentados começam a apresentar problemas de saúde, os pais repensam sua vida quanto as mudanças e pensam que se deixarem passar poderá ser tarde demais. Quando essa reflexão se encaminha bem, o casal renova a relação conjugal, ficando emocionalmente próximo com os avós, liberando assim os jovens para encontrar seu espaço e liberdade, quando o filho sai de casa, o casal reaprende a viver a dois (Falceto e Waldemar, 2001).
A viuvez é um momento difícil para o