trabalho de Fonologia
O que é o Ditongo?
É quando em uma única sílaba ( conjunto de um ou mais fonemas pronunciado em uma única emissão de voz, ou seja, uma palavra) de uma vogal ou semivogal + vogal (ditongo crescente) ou vogal+semivogal (ditongo decrescente).
Quando nós estudamos os ditongos, nós temos vogais: /a/e/o/ e semivogais: os sons: /i/u/, que se classificam como semitons. O encontro de vocálicos formados por semivogal + vogal constituem os ditongos decrescentes como /ai/ei/.
Existem conceituações diferentes a expressão em questão.
Sons Nasais – existem palavras que emitem sons nasais, mas não podemos confundir som com letras como a letra M por exemplo tem um som nasal porque quando falamos sentimos o som e o ar passa pela via nasal, existem cinco vogais nasais: ã, e~, i~, õ, u~.
Vogal Tônica e Vogal átona – A vogal tônica é longa e bem pronunciada, a primeira vogal é bem forte, marcante, bem pronunciada, já a segunda e fraca com pronuncia leve portanto esta é a vogal átona.
Diminutivos – Para os diminutivos na língua portuguesa na maior parte são com sufixos como inho ou zinho são os diminutivos na parte sintética, mas a forma sintética não pode ser utilizada com qualquer palavra e quando isso acontece formamos o diminutivo com auxílio de outras palavras.
Quando usar o inho ou zinho – é necessário obedecer algumas regras para o uso do diminutivo mas na maioria das vezes o uso do sufixo tanto no ditongo oral ou nasal é indiferente.
Exemplos de ditongos crescentes, decrescentes e diminutivos
Decrescente
Orais
He – roi
Boi
Cai
Céu
Fui
Mau /mal
Nasais
Mãe
Cãibra
Põe
Chão
Hífen
Irmão
Fizeram
Crescente
Orais
Glória lúcia Tênue pátio Átila
Alvaro
Diminutivos – com sufixo ou auxilio de outras palavras
Casinha
Casalzinho
Animalzinho
Frutinha
Pátio – grande / enorme
Cozinha - ¨ ¨
Aquivo - ¨ / ¨
Classificação de Fonemas
As vogais são fonemas sonoros produzidos por uma