Lígas Metálicas
Tema: Ligas Metálicas
São Paulo, Dia 12 de Maio de 2014
Trabalho de Química
Tema: Ligações Metálicas
Introdução
O tema abordado neste trabalho, é sobre Ligas
Metálicas, no qual será mostrado um pouco do que é isto, como são produzidas, características, etc.
Índice
- O que são? - Ligas Metálicas
- Exemplos de Ligas Metálicas
-Classificação das ligas metálicas
- Conclusão
O que é Liga Metálica? - Liga metálica é a união de dois ou mais metais, ou um metal com outros elementos, dando origem a um material com propriedades metálicas. Um exemplo de Liga
Metálica é o bronze, ele não situa-se na tabela periódica, pois não é um metal, e nem um elemento químico, mas sim uma liga metálica. Ele é uma mistura dos metais Cobre (Cu – 90%) e estanho (Sn – 10%).
A produção dessas ligas metálicas se dá normalmente pelo aquecimento conjunto dos metais, até que eles se fundam e se misturem completamente; seguido de seu esfriamento e solidificação. No nosso cotidiano é muito comum a presença dessas ligas, pois elas podem ter suas propriedades amplamente alteradas por meio do processo utilizado na sua preparação e também pela proporção em que esses elementos são misturados. Em razão desse fator, as ligas muitas vezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros e são preparadas com várias finalidades e usos. Por exemplo, o ferro puro oxida facilmente com o ar, o magnésio é muito reativo e inflamável, o ouro e a prata são moles, etc.
Assim, ao misturar esses metais com outros metais ou com outros elementos é possível conseguir materiais com as propriedades desejadas, como maior dureza, menos reatividade e assim por diante.
Alguns exemplos de ligações metálicas abaixo:
Classificação das ligas metálicas
As ligas metálicas podem ser classificadas em basicamente dois tipos de ligas; ligas ferrosas e ligas não ferrosas.
Ligas Ferrosas
São aquelas onde o ferro é constituinte principal. Essas ligas são