Lâmpadas vapor metálico
Lâmpadas de vapor metálico
Anderson Ludwig Cheme, 01
João Marcos da Silva, 12
Lucas Alexandre de Oliveira, 16
Professor: Idemir Pedro Rossetti
Novo Hamburgo, 2 de dezembro de 2013.
Sumário
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará todas as características técnicas das lâmpadas que utilizam o vapor metálico como tecnologia; o que é esta lâmpada, quais as partes que a integra, como é o seu princípio de funcionamento, suas vantagens e desvantagens, seu custo-benefício e até uma breve comparação com outras lâmpadas.
VAPOR METÁLICO
Histórico
Leo Arons, em 1892, criou a primeira lâmpada que utilizava vapor de mercúrio como tecnologia, e isso fez com que Peter Cooper Hewitt, engenheiro norte americano,produzi-se uma lâmpada de mercúrio tubular comercial, no ano de 1901. A lâmpada de Cooper Hewitt foi muito utilizada no início do século XX. Pouco tempo depois da popularização da lâmpada de vapor de mercúrio, começaram a surgir aperfeiçoamentos dessa tecnologia e foi aí que se originou a lâmpada de vapor metálico, em 1931.
Princípio de funcionamento
Ao contrário das lâmpadas a vapor de mercúrio, a lâmpada a vapor metálico possui um alto índice de restituição de cor, podendo-seaté alterar a coloração da lâmpada pelos iodetos metálicos que são colocados no interior do tubo de descarga.
No tubo de descarga, feito normalmente de quartzo ou cerâmica, é introduzida uma mistura de iodetos metálicos, índio e tálio. Também há mercúrio, mas o mesmo não contribui para a obtenção da radiação necessária. O resultado é uma fonte de luz com razoável restituição de cores e um rendimento na ordem de 80lm/W, em uma lâmpada de 400W.
Basicamente, a luz é produzida pela descarga elétrica entre dois eletrodos que não se tocam, criando uma espécie de ponte, o chamado arco voltaico.
O arco voltaico da lâmpada pode ser descrito como um "relâmpago permanenteou