lampadas
Um pouco da história e do funcionamento básico das lâmpadas
Por Charles Corrêa Dias - charlamps@gmail.com
Trabalho de FAP - Joinville, 10/08/2004
Com 12 ilustrações originais do autor
1. Introdução
A lâmpada elétrica é sem dúvida um dos maiores inventos da história da humanidade, é graças a lâmpada elétrica que possuímos nos dias de hoje toda a comodidade e segurança dentro das nossas casas, afinal de contas, foi devido ao advento da lâmpada elétrica que pudemos eliminar na maioria das localidades o uso de lampiões, tochas ou velas, que além de serem pouco eficientes e perigosos, eram também extremamente poluentes.
Além da grande importância da lâmpada para a vida do homem, a lâmpada elétrica contribuiu de forma marcante no desenvolvimento de um ramo da engenharia de importância fundamental para a existência de praticamente toda tecnologia atual, a eletrônica.
2. Objetivo geral
Discutir a física existente em alguns dos principais tipos de lâmpada elétrica.
3. Pré-requisitos
Conhecimento mínimo referente aos conceitos e leis do eletromagnetismo, termodinâmica e física quântica.
4. Justificativa
Para boa compreensão do funcionamento de uma lâmpada elétrica, é importante o conhecimento mínimo relativo aos fundamentos da física, uma vez que serão discutidos os aspectos de maior importância na construção e funcionamento dos diversos tipos de lâmpada elétrica, bem como sua construção.
5. Objetivos específicos
Apresentar algumas das principais tecnologias aplicadas em lâmpadas elétricas.
Discutir o funcionamento das lâmpadas incandescentes.
Discutir o funcionamento das lâmpadas de descarga, tal como as lâmpadas de vapor de mercúrio, fluorescentes, vapor de sódio sob baixa pressão, vapor de sódio sob alta pressão, e iodetos metálicos.
Discutir o funcionamento das lâmpadas de indução eletromagnética, como as lâmpadas fluorescentes de indução, e as lâmpadas de enxofre.
Expor alguns dos aspectos mais importantes da história da