Luz e espelhos
Luz
Fonte de luz primária , a luz é proveniente dele mesmo, ou seja, o objeto produz sua própria luz, por exemplo o sol é uma fonte primária de luz. Outro exemplo luz elétrica como fonte de luz.
Fonte de luz secundária : São os objetos que não possuem luz própria , logo usam de outros para se iluminarem , exemplo : A Lua é uma fonte secundária de luz pois ela recebe e reflete a luz proveniente do Sol.
Classificação feixe:
Raios divergente: São espalhados [Ex.: Raios provenientes de lâmpadas]
Raios convergentes: São direcionados para um único ponto [Ex.: Faróis de carro]
Espelho plano Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.
Os espelhos planos tem utilidades bastante diversificadas, desde as domésticas até como componentes de sofisticados instrumentos ópticos.
Representa-se um espelho plano por:
As principais propriedades de um espelho plano são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular.
Raios cilindricos: os raios de luz mantem uma distancia constante um dos outros ou seja, são paralelos [Ex.: um canhao de luz]
ÁCIDOS Ácidos no cotidiano: ácido acético - vinagre, ácido cítrico - frutas cítricas.
Introdução
Desde os tempos dos alquimistas, observou-se que certas substâncias apresentavam comportamentos peculiares quando dissolvidos na água. Entre tais propriedades destacavam-se:
o sabor azedo facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã (a palavra ácido é proveniente do latim acidus - azedo, picante);
formar soluções aquosas condutoras de eletricidade;
provocar efervescência, quando em contato com o calcário;
produzir mudança de cor nos indicadores ácido-base.
Essas substâncias foram denominadas ácidos.
Os ácidos estão presentes em nosso dia-a-dia, como por exemplo: a laranja, o limão e as demais frutas cítricas contém ácido cítrico, a bateria de um