Luxímetro
Luxímetro:
É um aparelho destinado a medir o nível de iluminamento ou iluminância de uma superfície. Cada ambiente tem, de acordo com Normas Técnicas, um nível de iluminação mínimo adequado para a realização das tarefas a que se destina. É utilizar na indústria, oficinas, institutos, estúdios de fotografia. A unidade de medida é o lux.
O luxímetro é utilizado largamente na indústria pelos profissionais da área de higiene ocupacional e engenharia e visa principalmente o conforto do funcionário, adequando sua atividade (ou função) às exigências estabelecidas por norma ABNT específicas à medição de iluminância.
O cálculo correto leva em consideração além da função do trabalhador, o nível de iluminação, o tipo de lâmpada utilizada (incandescente, fluorescente, etc.), cor do teto, cor das paredes do ambiente de trabalho a leitura em lux do ambiente.
O ILUMINAMENTO
Iluminamento, intensidade de iluminação ou iluminância é uma grandeza de luminosidade, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área. Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente. Da mesma forma que o fluxo luminoso, não é distribuído uniformemente, de maneira que ao ser medida, não terá o mesmo valor em todos os pontos da área em questão. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) descreve iluminância como sendo o "limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero." (NBR 5413/1992). Medição Luximétrico:
O campo da medição luximétrico é muito amplo e pode aplicar-se a diferentes tipos de sectores, como por exemplo na piscicultura já que é de grande utilidade realizar medições com um luxímetro para entender e analisar os fenómenos subjacentes da iluminação artificial nos peixes. Para realizar uma medição adequada com um luxímetro para este tipo de medições deveria de a realizar nos