Luximetro
Equipamento utilizado para verificação da luminância nos ambiente, observando os limites estipulados de conforto lumínico conforme observados na NR-15, anexo.
O luxímetro é um aparelho utilizado para medir o nível de iluminação dos ambientes. Cada ambiente tem, de acordo com Normas Técnicas, um nível de iluminação mínimo adequado para a realização das tarefas a que se destina. Numa sala de cirurgia por exemplo, vemos aquela estrutura circular com refletores utilizada para viabilizar uma adequada iluminação na área operada, pois um cirurgião precisa trabalhar com extrema precisão. Numa área de leitura é preciso uma iluminação mais intensa do que num depósito onde circulam poucas pessoas e assim por diante.
O luxímetro é um importante aparelho para medição do nível de iluminação em um local. Se em uma casa noturna é possível perceber que a luz está muito forte, pode ser que o luxímetro não tenha sido usado no local, pois os níveis de iluminação estão além dos administrados em locais como esse. De acordo com as Normas Técnicas ABNT, o luxímetro precisa medir exatamente a taxa compatível com o local. Por exemplo, se no evento no local for preciso de luz apenas no palco ou direcionável, então a plateia precisa ter uma iluminação mais baixa porém que não chegue a ser totalmente escura. Com o luxímetro é possível saber e fazer esse cálculo.
Fonte: http://otudo.com/funcoes-do-luximetro/#ixzz3GEkiLbFd15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.