luto
ISSN 1646-6977
Documento produzido em 05.04.2015
FATORES QUE IMPEDEM
A RESOLUÇÃO DO LUTO
2015
Marlene Marques
Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Lusíada do
Porto. Colaboradora no Centro de Investigação em Psicologia para o
Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada do Porto (Portugal)
E-mail de contato: mcmarques.psic@gmail.com RESUMO
O luto é uma experiência angustiante, pessoal e individualizada pela qual todos os indivíduos passarão à medida que caminham pelas diferentes etapas do ciclo de vida. Tratandose, portanto, de um processo universal (todos vivem perdas) e único (cada perda tem um significado específico para cada pessoa), a forma como cada um experiencia e resolve o seu luto está dependente de fatores mediadores. Isto é, fatores que influenciam o tipo, intensidade e duração do luto. Ao longo do artigo são abordados os conceitos de luto normal, luto complicado e os fatores que impedem a sua resolução favorável. O objetivo é, acima de tudo, alertar os profissionais de saúde para a importância da monitorização dos fatores de risco de um luto complicado de forma a minimizar o desenvolvimento de psicopatologia.
Palavras-chave: Luto normal, luto complicado, fatores de risco.
INTRODUÇÃO
Numa época em que vários tabus começam a ser quebrados, como é o caso da sexualidade e da religião, o tema da morte continua a não ser muito falado, nem se pensa muito no mesmo.
Talvez este seja um dos motivos que impede, na realidade, a aprendizagem de formas de aceitar e lidar com o luto e com os sentimentos que se sucedem a uma situação de perda.
Marlene Marques
1
Siga-nos em facebook.com/psicologia.pt www.psicologia.pt
ISSN 1646-6977
Documento produzido em 05.04.2015
De facto, o luto é uma experiência angustiante, pessoal e individualizada pela qual todos os indivíduos passarão à medida que caminham pelas diferentes etapas do ciclo de vida. Trata-se, portanto, de um processo através do qual os indivíduos procuram