Lutero
Aula de Sociologia
1. Lutero dedicou sua vida a Deus, mas quando foi a Roma e comprou uma indulgência, ele percebeu em que a Igreja Católica havia se tornado: corrupção, avareza, abusos.
2. As indulgências eram cartas vendidas aos fiéis que acreditavam que nelas havia a salvação. No filme, Lutero compra uma indulgência em Roma para tirar um parente do purgatório; ele segue uma enorme fila para ficar de frente o crânio de João Batista, exposto no interior da Capela Sistina, diminuindo assim seu tempo no purgatório.
3. Lutero, com as 95 teses, desafiou os ensinamentos da Igreja Católica quanto à natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências.
4. Lutero, o príncipe Frederico III, o papa Leão X, o imperador Carlos V.
5. Na Alemanha.
6. O príncipe Frederico III, fundador da Universidade, sempre mostrou admiração por Lutero, por sua enorme habilidade e dedicação presente em suas aulas e seu profundo conhecimento teólogo.
7. Tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.
8. Porque eles protestaram contra a decisão do imperador Carlos V de condenar Lutero.
As sequências que mais gostei foram: Lutero dando aula na Universidade, porque ele falava ironicamente sobre a venda de indulgências (principalmente quando ele fala que por falta de moedas só deu pra salvar um parente do purgatório) e no final, quando o imperador quer condenar Lutero e os príncipes deram total apoio negando-se a condena-lo com o herege, porque foi uma verdadeira vitória para aqueles que apoiavam as ideias luteranas.