Lutas
É fundamental que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física Escolar e os objetivos do esporte, da dança, da luta e da ginástica profissionais. Embora sejam uma fonte de informações, não podem transformar-se em meta a ser almejada pela escola, como se fossem fins em si mesmos.
A Educação Física Escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. Cabe assinalar que os alunos portadores de necessidades especiais não podem ser privados das aulas de Educação Física.
Seja qual for o objeto de conhecimento em questão, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões: cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.Temos que trabalhar para mudar a maneira de encarar a atividade física na escola. Ela deve ser vista não como uma obrigação e sim como necessidade para a manutenção da saúde, do bom funcionamento do corpo humano, como meio de alcançar uma qualidade de vida melhor, melhorando a auto-estima, a sociabilidade e muito mais. É necessário ter em mente que a criança através de seu corpo, desenvolve seu processo educativo, pois nele estão armazenadas suas características de vida, o qual clama por ser concreta, atendendo as necessidades de sua realidade e vice-versa, essa questão por sua vez deve fomentar o trabalho educativo do professor de Educação Física Escolar para além da simples tarefa da ação motora, elevando sua prática para uma ação educadora.Diante dessa questão surge o olhar sobre o corpo da criança, sendo movido por intenções provenientes da vontade, as intenções e ações manifestam-se através do corpo em movimento, o qual deve receber ações