Lutas esportivas Jiu jitsu
Nome do aluno:
Curso:
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Professor:
QUESTÃO 1:
O método dedutivo corresponde à extração discursiva do conhecimento a partir de premissas gerais aplicáveis a hipóteses concretas. Esse método parte de uma premissa maior (primeira premissa), passa por uma premissa menor (segunda premissa) e chega a uma conclusão particular. A monografia apresentada por Priscilla Rodrigues da Silva, em 2008, adotou, no processo de investigação, o método de abordagem dedutivo.
Leia atentamente o resumo da pesquisa e apresente, por meio de proposições, o raciocínio seguido pela autora. (3,0 pontos)
Para responder a questão, oriente-se pelo exemplo das proposições abaixo:
Todo homem é mortal (primeira premissa)
Sócrates é homem (segunda premissa)
Logo Sócrates é mortal (conclusão)
Direito penal do inimigo: uma análise à luz da constituição brasileira de 1988
A Constituição Brasileira de 1988, em seu art. 1°, instituiu um Estado Democrático de Direito que tem com um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana e, em seu art. 5º, salvaguardou um vasto rol de direitos e garantias individuais. Por valorizar sobremaneira o homem, esta Carta Constitucional deixou de recepcionar vários dispositivos do Código de Processo Penal, enquanto exigiu de outros nova interpretação. Toda essa preocupação com o ser humano teve uma razão: impedir que bens jurídicos como a vida e a liberdade fossem alvo de interesses escusos e arbitrários como outrora ocorrera no Brasil. Apesar disso, em 2003, na Alemanha, Günther Jakobs desenvolveu uma teoria que, uma vez aplicada, poderia colocar em xeque garantias e direitos fundamentais. Para ele o direito penal teria duas faces. A primeira, seria o direito penal do cidadão aplicado ao criminoso comum, que com sua conduta promoveu uma desautorização da norma, mas que, por não perder sua condição de cidadão, deveria ser processado