Tudo sobre Frutos
Definição de fruto:
Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.
Confusão entre fruto e fruta
Há uma certa confusão entre termos ''fruto'' e ''fruta''. Nem todos os alimentos conhecidos como frutas são frutos, e muitos frutos não são reconhecidos como frutas. E nem todo fruto é comestível.
Exemplos de frutos rotulados como ''legumes'' são a abobrinha, o tomate e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.
O termo "fruta" não tem significado botânico, sendo considerada, aquilo que tem sabor agradável.
Tanto fruto quanto fruta são termos corretos, porém de acordo com o Dicionário Aurélio, "fruto" é um termo botânico que designa um órgão gerado por vegetais que produzem flor, a partir da fecundação e desenvolvimento do ovário.
Quanto à fruta, aparece como "designação comum aos frutos e pseudofrutos".
Como se forma um fruto?
Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
Para ocorrer a fecundação dos óvulos nas flores, é necessário que se verifique a polinização, ou seja, que haja transporte de grãos de pólen para os carpelos da mesma flor, sendo considerada polinização direta, ou então para os carpelos de outras plantas da mesma espécie, polinização cruzada. Esta ultima, permite uma maior variabilidade genética.
Os principais agentes responsáveis pela polinização são os insetos, aves e o vento.
Então acontece dessa forma:
Os tubos polínicos são formados quando os grãos de pólen caem sobre os estigmas, ou seja,