CONCEITO DE POTENCIALIDADE EM ARIST TELES
Olhemos para a nossa vida e verifiquemos o que temos semeado e colhido. Lidemos de maneira apropriada com as colheitas ruins e passemos a semear boas sementes.
Sobre o Conceito de Potencialidade em Aristóteles, é claro que uma semente de tomate que for plantada, potencialmente se transformará em um lindo pé de tomate e nunca num pé de alface, assim como toda e qualquer espécie da natureza, seja ela animal ou vegetal.
Esse conceito de Potencialidade se dá também em termos de vivencia, relacionamentos, tratativas.
Como no início do texto, que começa falando exatamente sobre a lei da semeadura e é onde quero discorrer.
É impressionante como a lei da semeadura é certa. A Bíblia diz: “Aquilo que o homem semear também colherá”, ou seja, se você plantar boas sementes, você colherá bons frutos, se você plantar sementes ruins, colherá frutos ruins, se você não plantar semente nenhuma, fruto nenhum colherá.
Precisamos nesses dias olhar para as nossas mãos e escolher bem, porque nelas estão todas as sementes, as boas e as ruins. Não podemos plantar uma coisa e colher outra.
A verdade é que hoje todos querem colher bons frutos, mas nem todos estão dispostos a plantar. Ou quando plantam, escolhem as sementes erradas.
Os pais querem que seus filhos respeitem os outros, mas dentro de casa as brigas e o desrespeito são circunstâncias naturais e diárias. Eles querem uma coisa, porém estão plantando outra.
Os pais querem que seus filhos não xinguem, mas das suas bocas só saem palavrões.
Os pais querem que seus filhos os abracem e digam: Eu te amo. Mas na verdade o filho nunca foi abraçado e nunca ouviu ou sentiu que é amado. Os pais querem um tipo de fruto, mas estão plantando outro.
Outra coisa que acontece é que não desejamos colher certos frutos, mas o que infelizmente não percebemos é que plantamos as sementes para isso.
Os pais não querem que seus filhos sejam alcoólatras, mas quando estão no bar molham a chupeta