Estudo de caso HAS
CACHOEIRA- BA
2011
MYTHELLE SANTOS DA CRUZ
ESTUDO DE CASO
Estudo de Caso apresentado à Faculdade Adventista da Bahia – Enfermagem como requisito parcial, obrigatório para avaliação do estagio supervisionado sob supervisão das Enfª Deysiane Lemos.
CACHOEIRA-BA
2011
INTRODUÇÃO
Atualmente a assistência de Enfermagem preconiza sistematização do cuidado, com a preocupação de atender as necessidades humanas básicas do indivíduo, visando uma assistência de qualidade onde promoção à saúde, controle de riscos e uma educação contínua e abrangente, são consideradas uma das vias de ações de maior enfoque para a recuperação da saúde.
Foi partindo da premissa que a Enfermagem é a arte do cuidar é que se elaborou este estudo de caso. A ênfase dada ao paciente como recurso preponderante na elaboração deste trabalho, além da utilização de outros subsídios, como o prontuário, evolução clinica, prescrição médica, exames complementares e anaminese; foi de significante importância no processo de construção do conhecimento a cerca do assunto.
Foi através da observação de uma paciente hipertensa na disciplina de estagio supervisionado, em aula pratica na enfermaria da unidade coronariana Hospital Adventista Silvestre, que ficou mais evidenciado a atenção que deve ser dada ao crescente numero de hipertensos. Neste período, descobriu o porquê da crescente importância de tal patologia, que traz problemas tão relevantes, e chama assim a atenção para a participação individual e coletiva dos profissionais de enfermagem em programas e planos que possuem por meta a assistência de qualidade e humanizada para a população de modo geral.
Desta forma pretendendo conhecer melhor a situação destes doentes, a perspectiva que os mesmos têm em relação ao atendimento a ser prestado e o olhar que cada um deles tem em relação a sua doença, este trabalho teve como objetivo