EFEITO DO EL NIÑO E LA NIÑA NA AGRICULTURA BRASILEIRA
EFEITO DO EL NIÑO E LA NIÑA NA AGRICULTURA BRASILEIRA
RONDONÓPOLIS – MT
2014
CLARISSON THIAGO NUNES DE ABREU RA: 6245217111
JHONATAS ALVES DO CARMO RA: 1034970551
EFEITO DO EL NIÑO E LA NIÑA NA AGRICULTURA BRASILEIRA
Trabalho de agroclimatologia apresentado ao professor para obtenção de nota do primeiro bimestre do quarto semestre do curso de agronomia
Professor: Wilson Kanashiro
RONDONÓPOLIS – MT
2014
INTRODUÇÃO
O Brasil é por natureza um país com vocação agrícola. Sabemos ainda, que diversos fatores são responsáveis diretos e indiretos pelo bom desenvolvimento da agricultura no Brasil, entre eles podemos citar, de maneira simplificada, a economia, os diferentes tipos de solo e relevo, a incidência e o controle de pragas e doenças, além das condições edafoclimáticas (Relação de solo e clima).
Este último fator (Relação de solo e clima), as condições do tempo e do clima, são preponderantes para o crescimento adequado das plantas e consequentemente, a determinação de uma boa produtividade.
Através de um acompanhamento dos nossos sistemas atmosféricos podemos evitar diversas perdas econômicas na área agrícola. Entre os sistemas atmosféricos mais relevantes podemos citar a ocorrências dos Fenômenos El Niño e La Niña. Sabemos que Evento de El Niño e La Niña tem uma tendência a se alternar cada 3 a 7 anos. Porém, de um evento ao seguinte o intervalo pode variar de 1 a 10 anos. As intensidades dos eventos variam bastante de caso a caso. A seguir falaremos um pouco sobre esses dois fenômenos atmosféricos que dependendo da intensidade de cada um pode causar diversos impactos na agricultura brasileira.
1 EL NIÑO
O que mundialmente é conhecido como O El Niño é uma anomalia no sistema climático, que causa uma alteração do sistema oceano-atmosfera no Oceano Pacífico tropical e tem consequências no tempo e no clima em