TRABALHO
A prática de capoeira acontecia as escondidas, aos olhos dos outros parecia com uma dança ou manifestação religiosa e disfarça o seu maior objetivo, que era o seu desejo de lutar pelo seu direito de alforria. Há dois tipos de capoeira no Brasil: o Angola e a Regional.
A capoeira de Angola que senta um rítmo mais lento e é jogada com movimentos no chão (plano baixo) .
A Regional possui um rítmo mais rápido e os movimentos acontecem em sua maior parte, em pé (planos médios e altos) . Os principais movimentos da capoeira são: a ginga, as esquivas e os golpes, entre eles o martelo a queixada, a meia lua de frente, a chapa, a benção, a armada, o ponteiro, a meia lua de compasso e a rasteira, entre outros.
Os instrumentos usados na capoeira são: berimbau, pandeiro, atalafe, reco-reco, ogogos e caixa.
ESGRIMA CRIOULA
Esgrima crioula ou esgrima do facão, é um estilo de combate transformado pelos gaúchos e argentinos.Inicialmente foi usado para a caça, para matar animais para comer. Mais tarde, foi utilizada para o combate, tanto a pé quanto montado a cavalo, com suas armas sendo facões, adagas e facas, possivelmente utilizada na Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul e na independência da Argentina contra o imperialismo espanhol. Essa luta é mais conhecida pelo sul do país, com os gaúchos, onde foi adaptada.
JIU-JITSU
O jiu-jitsu, chamada também de arte suave, é uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão, trazida para o Brasil com o mestre Mitsuya maeda onde ensinou para Carlos Gracie que espalhou para todo o país, onde hoje é uma das lutas mais praticadas do país.
O principal objetivo é imobilizar o seu adversário através de chaves nas articulações, principalmente braço e tornozelo, e nos estrangulamentos.
Uma das principais características do jiu jitsu é utilizar a força e o peso do seu