Lusiadas
Ao chegar à Índia, o povo lusitano encontra um mouro chamado Monçaide, com quem teve a primeira conversa. Este, ofereceu-lhes albergue e descanso em sua casa. Dirigiu-se para bordo. No caminho, o mouro contou-lhe tudo o que sabia sobre Malabar, a província onde se encontravam. Entretanto, uma embaixada dos homens mais importantes da cidade, veio saudar os portugueses em nome do Rei.
Vasco da Gama desembarca então, na praia de Calecute onde era esperado o governador da terra, Catual e naires (guerreiros da Índia).
____________________________________________________________
2- Viagem até ao palácio real (Inês)
Então, começaram a viagem até ao palácio real. A meio do caminho param num templo para rezar, continuando depois a viagem.
Ao entrar no palácio defrontam-se com os primitivos conquistadores da Índia (encontram Baco, o primeiro soberano estrangeiro daquelas terras coroado com folhas de louro. Mais adiante a rainha de Semíramis, vinda da Assíria. E logo de seguida, Alexandre de Macedónia, vindo da Grécia).
____________________________________________________________
3- Proposta de Vasco da Gama (Maria)
Encontram Brâmane (o padre da religião dos Índios), que os apresenta ao samorim, com muitas vénias. Vasco da Gama senta-se junto do leito e faz um discurso pedindo uma aliança e pacto de amizade com Índia, onde trocariam as riquezas de cada país.
O rei fica muito feliz com a proposta, embora não pudesse dar uma resposta definitiva, pois teria que falar com os seus conselheiros habituais.
Até uma resposta satisfatória, os portugueses teriam de ficar no palácio, indo então descansar.
4 – A visita de catual a nau de Paulo da Gama (Marta)
O rei pede a Catual para procurar Monçaide, apenas para este lhe fornecer mais informações acerca do povo lusitano. O mouro deu-lhe então informações bastante agradáveis a respeito dos portugueses, que lhe despertou o interesse de ver as naus lusitanas de mais perto.
Enfeitaram as naus com toldos e