Lupus
FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
IMUNOLOGIA
CURSO DE ENFERMAGEM
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
Nome: Cleonice Nunes, Gianne Leiria e Morgana Beltrame
Turma: 01 / 2º Semestre
Prof.(ª): Renata Silveira
SANTA MARIA, RS
2012
Introdução
As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. É um tipo de desordem, e sua característica consiste na diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo, devido a uma alteração no processo de diferenciação de antígenos externos (vírus e bactérias) e os do próprio organismo de um indivíduo. Tem sua origem por fatores externos (ambientais) e fatores intrínsecos do organismo, como predisposição genética, alteração dos níveis hormonais e baixo controle imuno-regulatório.
Desenvolvimento
O Lúpus (LES) é uma doença autoimune crônica que pode danificar qualquer parte do corpo (pele, articulações e /ou órgãos), caracterizada pela presença de anticorpos patogênicos (múltiplos auto-anticorpos) e, de complexos antígenos anticorpos.
É uma doença de causa ainda desconhecida, exceto para as raras formas que são causadas pela ingestão de alguns fármacos específicos. As causas de lúpus também podem estar relacionadas com a predisposição para a doença ou fatores de ordem genética, hormonal e ambiental.
No lúpus algo vai errado com o sistema imunológico, o qual luta contra vírus, bactérias e outros germes. Normalmente o sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos que protegem o corpo desses invasores, no caso da doença em questão, o sistema imunológico cria auto-anticorpos que atacam e destroem tecidos saudáveis, causando inflamação, dor e danos a várias partes do corpo. No caso, o “eu” corporal não se reconhece, considerando a si mesmo como uma substância estranha, “não