LUOS-BH Venda Nova
Condicionantes Legais
O terreno de estudo desse semestre, onde iremos fazer o projeto de um edifício vertical de uso não residencial, está localizado no bairro Vila Clóris, Venda Nova/Belo Horizonte, o qual possui 4.486,56 m² e está situado entre as Ruas das Jabuticabas (arterial), das Macieiras (local) e dos Marmelos (local) e próximo ao Shopping Estação. 1) Zoneamento: Belo Horizonte é divido em zonas, que são diferenciadas de acordo com a possibilidade de adensamento construtivo e populacional e as demandas de preservação ambiental. Para cada zoneamento são estabelecidos parâmetros urbanísticos diferenciados.
O terreno está inserido em uma Zona de Adensamento Preferencial (ZAP), por ser uma área com condições favoráveis de infra-estrura e topografia.
Esta incluso nos limites da ADE (Área de Diretrizes Especiais) Venda Nova, porem essa não aponta nenhuma diretriz especifica a ser seguida, pois o terreno não está inserido nos eixos na Rua Padre Pinto e nem Avenida Vilarinho.
2) Coeficiente de Aproveitamento : é o coeficiente que multiplicado pela área do terreno determina a área liquida máxima admitida para uma edificação.
Devido o terreno estar inserido em ADE o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) é básico com valor de 1,5.
Cálculo: Área do terreno x C.A.b. 4.486,56m² x 1.5 = 6.729,84 m² (máximo permitido para a edificação no nosso terreno)
3) Quota de Terreno / Unidade Habitacional: controla o adensamento populacional das edificações de uso residencial ou misto, determinando a quantidade máxima de unidades dentro do terreno.
A quota de terreno (QT) não se aplica a edificações de uso comercial.
4) Taxa de permeabilidade: determina a área mínima permeável sobre o terreno natural, descoberta e dotada de vegetação, é calculada em relação a área total do terreno.
De acordo com a lei, que diz que se o terreno possuir mais de 360m² a TP usada deve ser 20% da área total do