LUMICENTER
3 CITAÇÕES
3.1 CITAÇÃO
Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
3.1.1 Citação direta
Transcrição textual dos conceitos do autor consultado.
CITAÇÃO DIRETA CURTA:
Transcrição do texto de até 3 linhas deve conter aspas duplas.
Exemplo:
Segundo Nepomuceno (1989, p. 594), “[...] interessa, evidentemente, saber como executar um diagnóstico aceitável, já que não existe um diagnóstico preciso de confiança total na manutenção que possa tomar as providências necessárias visando evitar uma pane eminente.”
CITAÇÃO DIRETA LONGA:
Transcrição no texto com mais de três linhas, deve estar em parágrafo independente, com recuo de 4 cm da borda esquerda, digitados em espaço 1 e com letra menor que a do texto e sem aspas.
Exemplos:
Vale ressaltar que Cavalin e Cervelin (2008, p. 208) afirma que:
Para que serve o cálculo de demanda em residências e prédios Serve para o dimensionamento e especificação da entrada de energia adequando uma categoria de atendimento (tipo de fornecimento) à respectiva carga (demanda) do consumidor. Caso a especificação da entrada de energia fosse feita pela carga (potência) instalada, em vez da demanda, haveria um superdimensionamento de todos os elementos (disjuntores, condutores, poste, etc.).
Para ele, os professores que adotam um procedimento diferenciado:
[...] chocam-se com obstáculos materiais e institucionais: a sobrecarga de programas, a divisão em graus, o efetivo das turmas e a concepção dos meios de ensino e das didáticas, que quase não privilegiam a diferenciação (PERRENOUD, 2000, p. 16).
3.1.2 Citação indireta
Transcrição livre do texto do autor consultado. Não é necessário o uso das aspas.
Exemplos:
Nascimento (1996, p. 34) fala da responsabilidade do profissional da informação, da importância dele estar habilitado para o acesso da informação em qualquer suporte.
Recentemente, cientistas do