Wal
De acordo com as normas da ABNT (NBR5413), cada ambiente requer um determinado nível de iluminância (E) ideal, estabelecido de acordo com as atividades a serem ali desenvolvidas, para este projeto utilizou-se do calculo luminotécnico através do método dos lumens para cada ambiente da residência. Neste memorial de cálculo constam todas as informações utilizadas, tais como, fator local, fator de utilização, fator de manutenção, bem como a distribuição das luminárias em cada ambiente e os interruptores a serem utilizados.
Para o desenvolvimento deste memorial foram adotados alguns fatores que serão sucintamente descritos abaixo.
2 Iluminância
De acordo com a NBR-5413 da ABNT, cada ambiente requer um determinado nível de iluminância (E) ideal, estabelecido de acordo com as atividades a serem ali desenvolvida, segundo as tabelas abaixo:
Tabela 1 – Iluminância (em lux) para cada grupo de tarefas visuais.
Como se trata de um escritório então irei usar a classe B.
Tabela 2 – Fatores determinantes da Iluminância adequada.
Sabendo-se que nesse escritório trabalham pessoas com idade inferior a 40 anos, velocidade e precisão importante e refletância do fundo de tarefa superior a 70%, temos seu peso -1, 0, -1 que sua soma da -2, então, usamos a luminância mais baixa do grupo, ou seja, 500.
Tabela 3 – Refletâncias.
3 Luminária
A escolha da luminária depende de diversos fatores, tais como: objetivo da instalação (comercial, industrial, domiciliar, etc.), fatores econômicos, razões da decoração, facilidade de manutenção. Para a escolha da luminária adequada para o ambiente estudado, faz-se necessário a consulta de catálogos dos fabricantes, onde podemos encontrar as informações referentes às luminárias, tais como: Índice iluminância, fator de utilização, fator de manutenção, etc.
Para este projeto utilizou-se a luminária DAC01-S226 com fluxo luminoso de 3600 lúmens do fabricante Lumicenter.
4 Fator Local
Este índice relaciona as dimensões do ambiente,