Luis de camões "Quando o sol encoberto se vai mostrando"
1- Titulo, autora e editora;
2- Breve biografia da autora;
3- Paratexto;
4- Razão da escolha;
5- Resumo;
6- Excerto preferido;
7- Opinião pessoal;
8- Recomendação.
1- O livro que vou apresentar denomina-se de Um crime no Expresso Oriente, da autora Agatha Christie e da editorial Asa.
2- Biografia da autora:
Agatha Christie nasceu em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890 e morreu a 12 de Janeiro de 1979. Prestou serviço voluntário num hospital durante a I Guerra Mundial e foi esta experiência que lhe forneceu o grande conhecimento de venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros.
É autora de cerca de 300 obras e escreveu muitas destas sob o pseudónimo de Mary Westmacott.
Chegou a ter obras traduzidas em mais de 50 línguas, e é conhecida como a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada).
Em 2000, Agatha Christie foi galardoada com dois prémios, e foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX com a série protagonizada pelo famoso Poirot.
3- Paratexto:
Capa – Na capa está o título Um crime no Expresso Oriente; o nome da autora, Agatha Christie; a editora, Asa; e uma imagem de um comboio com neve, o expresso oriente, que irá ser o cenário desta história. A capa é maioritariamente branca e preta. A cor preta com a simbologia da morte, visto que nesta história é descrito um crime, mas também da elegância, do luxo e da sofisticação, uma vez que o Expresso Oriente é considerado um comboio de luxo; e a cor branca, porque no oriente, tal como a cor preta pode simbolizar a morte.
Lombada – Na lombada está a continuação da imagem da capa; o símbolo de uma das três séries da autora, a série de Poirot; o nome da autora; o número do livro, 9; o título e a editora.
Contracapa – Na contracapa está a imagem que está na capa; novamente o título da obra; o nome da autora; um corvo preto que aparece no início de cada capítulo; um pequeno texto para apelar a leitura do livro, ambos a branco