Lugares da Participação
Centro de Educação
Educação e Movimentos Sociais
Lugares da Participação e formação da cidadania
Lugares da participação
Paper apresentado à disciplina Educação e
Movimentos Sociais ministrada pelo Prof. Dr.
Alexandre Magno Tavares da Silva, como requisito da 2ª Avaliação.
Juliana Ferreira da Silva
João Pessoa – 2013
RESUMO
O presente trabalho destina-se a uma breve abordagem acerca das diferentes formas de participação popular de uma sociedade que está em andamento. A informação e diagnostico dos lugares de participação estão relacionados e estruturados para contribuir nos limites e possibilidades dos mesmos e para o desenvolvimento de uma sociedade intensificada. Em torno das compreensões de participação e dos lugares de participação faz-se uma abreviada alegação, evidenciando as possibilidades de participação, onde se manifestam e formam os cidadãos: o voto, as manifestações públicas, os movimentos sociais, as associações, as redes, os fóruns da sociedade civil, as câmaras setoriais, a gestão participativa e as conferências.
Palavras-chave: Participação popular; Lugares de participação; Cidadãos.
INTRODUÇÃO
Lugares de participação, segundo Streck e Adams ( 2006, p.105) “[...] para compreender a movimentação da sociedade e eventualmente descartar idéias simplistas, por exemplo, de que estamos diante de uma sociedade que não participa ou de que os jovens são politicamente alienados.”
Assim sendo, os lugares de participação eficazes para o desenvolvimento da sociedade politica e cultural, visto que a nossa sociedade é tida como submersa, porém, procura informações para analisar meios de participação contribuindo assim com os avanços da sociedade.
Neste texto, pretende-se estabelecer uma reflexão em torno dos lugares de participação que implicam na atuação da sociedade em construção.
EXPOSIÇÃO
Participação é um dos princípios da democracia. Sem ela, não é possível
transformar