Trigo com Qualidade
São executados no Laboratório de Qualidade de Grãos da Embrapa Trigo os seguintes testes: peso do hectolitro, peso de mil grãos, extração experimental de farinha, alveografia, teste de microssedimentação com sulfato dodecil de sódio(MS-SDS) e número de queda, além de panificação.
Peso do hectolitro - É a massa de 100 litros de trigo, expressa em quilogramas. É utilizado como medida tradicional de comercialização em vários países e expressa indiretamente atributos de qualidade de grãos, em especial dos relacionados com a moagem.
Peso de mil grãos - Como o próprio nome diz, é o peso de mil grãos de trigo. É uma medida que apresenta forte controle genético, mas também é afetado pelas condições de temperatura, de luminosidade e de umidade durante a fase de maturação no campo.
Extração experimental de farinha - A moagem experimental, feita em laboratório, utiliza equipamentos que reproduzem, em parte, o processo industrial. Dessa forma, após a separação da casca e do gérmen, é possível quantificar o endosperma do grão, porção de maior interesse das indústrias.
Alveografia - Teste reológico que avalia a força ou o trabalho mecânico necessário para expandir uma massa. Além disso, analisa as características de tenacidade e de extensibilidade de uma farinha submetida às condições do teste.
Teste de microssedimentação com sulfato dodecil de sódio (MS-SDS) - Este teste estima o potencial de panificação através da avaliação da força de glúten. O método é baseado na capacidade de embebição de água pelas proteínas formadoras de glúten, quando submetidas à desnaturação parcial por solução diluída de ácido lático.
Número de queda - Este teste tem por finalidade verificar a atividade da enzima alfa-amilase presente no grão, a fim de determinar danos causados pela germinação na espiga.