luftwaffe
Além disso, o fuhrer e o general do ar nazista, Adilf Hitler e Hermann Göring, davam muito valor a superioridade aerea de uma regiao conflitosa. Por isso o 3º reich alemão investia pesadamente em desenvolvimento tecnologico aeronautico.
Destaque para o caça messerchits Bf 109 e para o bombardeiro Heinkel he 111.
Com o aumento das tensões na Europa, em 1936 o governo francês decidiu estatizar todas as industrias de cunho militar do pais, e em 1937, vendo a força da luftwaffe alemã, o governo viu-se pressionado a desenvolver aeronaves que pudessem combater os nazistas.
- Em 1937, o governo francês ordenou o rearmamento do pais, o era claro a necessidade de aeronaves para combater a Luftwaffe alemã.
- Para isso foi iniciada a produção do MB 150 (caça monomotor) e do MB 170 (bombardeiro bimotor), e posteriormente o bombardeiro MB 161, 175 e 200.
- Em 1940, o governo francês declarou o armistício e o pais foi ocupado pelos alemães. Durante esse período Marcel Bloch foi preso e dizia estar em mau estado de saúde para não ajudar a construir aeronaves para os nazistas. Os alemães mostraram muito interesse nos bombardeiros trimotores MB 175 e 200, e no quadrimotor MB 161 para transporte de passageiros.
- A empresa foi deixada sobre o controle da Junkers.