A REFORMA DO ENSINO BRASILEIRO: EDUCAÇÃO INFANTIL
Dayane Leão Oliveira
Profª Josiane Pompeu Damasceno
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia(0811) – Séries iniciais-Estrutura e Funcionamento do Ensino.
08/11/2013
RESUMO
Neste trabalho constam informações sobre a Reforma da Educação Infantil, esse processo da educação leva em conta a formação integral das crianças respeitando as diferentes características e levando-o a querer, sentir e pensar. Onde o aprendizado ocorre especialmente de forma feliz, com atividades realizadas através de projetos e com o apoio da família, que é de fundamental importância para o bom desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança na primeira etapa da educação básica.
Palavra-chave: Organização Escolar; Família; Criança.
1 INTRODUÇÃO
Muitas vezes cometemos o erro de pensar que aprendizagem começa apenas na escola. No entanto o processo de atividade tem inicio a partir do momento que a pessoa nasce e começa a interagir com o meio familiar, social e cultural no qual vive.
Hoje o processo de educação escolar inicia bem mais cedo do que antigamente, crianças com apenas 3 anos de idade, já tem o direito de ser matricular em uma escola de Educação Infantil, onde a mesma vai de passo a passo até descobrir o principio alfabético.
As formas de organização no processo de educação infantil passam por varias reformas educacionais e transpassa para a criança um momento de preparação para a vida futura dando espaço para se relacionar com o convívio social, os mesmos obtêm vários direitos e por esse motivo é necessário exercê-los.
2 ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
No Brasil vem ocorrendo varias mudanças em relação a educação na infância passando por diversas leis necessárias para o beneficio do processo educacional sendo reconhecidos como cidadãos, envolvendo a família e a sociedade. A LDB nº 9.394/96 em seu artigo 29 onde afirma que:
A educação infantil,