Ludovico
Lançamento 26 de abril de 1972 (2h16min)
Dirigido por Stanley Kubrick
Com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates mais
Gênero Científica, Drama, Policial
Nacionalidade Reino Unido , EUA
O Método Ludovico citado no filme laranja mecânica consistia em tratar criminosos através do uso de drogas, que proporcionava ao usuário sintomas de náusea enjoou, expondo esse também à apresentação repetitiva de cenas de filmes impactantes associando ao tipo de crime que o indivíduo cometeu. Esse método tinha como prioridade mudar os desvios de comportamento de pessoas que não comportava-se de acordo com as regras impostas pela sociedade. Através de sessões continuas de tortura mudaria o comportamento do infrator, o resultado inicial é satisfatório pois esse começa a comportar-se adequadamente induzindo a sociedade e ao próprio tratado, ou seja, ao criminoso acreditar que está curado.
Mas com esse tratamento é perceptível que a cura não é uma realidade, simplesmente os desvios de comportamento, fora mascarado pelo tratamento, ou seja, antes do tratamento o infrator era uma pessoa, após tratado torna-se outra, criando barreiras entre o fazer e não fazer. O poder de escolha deixa de existir, pois esse será controlado não por suas vontades, mas pela reação de seu corpo quando deparar-se com determinada situação que o tratamento afirme como crime.
No entanto fica claro que o método Ludovico está baseado na ótica behaviorista que o homem é passivo, condicionado, ou seja previsível, esse é de acordo o que fora introduzido. O método behaviorista acredita que não é interessante estudar os problemas da mente pois essa não pode ser vista, mas devera estudar os comportamentos sendo essa de fácil visualização. Fica claro que o método Ludovico não cura, simplesmente associa uma situação com sentidos de náuseas vômitos e mal estar, tirando o poder de escolha, desumanizando o homem e o transformando em simples maquinas que podem