Feira de Ciencias
Trabalho bimestral de biologia
Cotia
23/10/2014
Historia da descoberta
Ao observar finas fatias de cortiça, Hooke viu diversos buraquinhos que lembravam favos de mel. A cada um desses pequenos compartimentos ele deu o nome de célula - que significa "pequena cela".
A cortiça é uma árvore, material de origem vegetal. Quando esse material está morto - no caso das rolhas, por exemplo, seus buraquinhos são ocos. Porém, antes da morte do vegetal, havia estruturas vivas nesses lugares. Mais de cem anos depois de Hooke e sua descoberta, os cientistas provaram que os seres vivos são formados por células.
.
Funções das estruturas celulares
Nucléolo - é um organóide presente em células eucarióticas, ligado principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr.
Núcleo celular - O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.
Ribossomos - É RESPONSÁVEL por fazer a síntese de proteínas
Retículo endoplasmático - PODEM SER considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita, de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem, PORTANTO, função de transporte servindo como canal de comunicação entre o núcleo celular e o citoplasma.
Complexo de golgi - sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas.
Mitocondrias - A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares. A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP, e