Ludico
GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
ALESSANDRA PERES DEOLIVEIRA
FERNANDO ALEXANDRE
MAXIMILIA ALVES
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
SÃO PAULO
2014
ALESSANDRA PERES DE OLIVEIRA - 900664
FERNANDO ALEXANDRE - 1281283
MAXIMILIA ALVES- 1225961
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Primeira parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Cruzeiro do Sul para a obtenção do grau de licenciatura do Curso de Graduação em Matemática, sob orientação da Professora Silvana Buchini Nascimento
SÃO PAULO
2014
1. CONCEITODE LUDÍCO
Existem várias conceituações para a ludicidade. A ludicidade não somente aplica a jogos e as brincadeiras. A ludicidade vai além do contentamento, pois toda vez que se trabalha o corpo expressando uma vontade, explora-se uma experiência interna, vivenciada pelo individuo e os efeitos produzidos por essa experiência, se torna único, trazendo a marca da singularidade.
A capacidade lúdica está diretamente relacionada a sua pré-história de vida. Acredita ser, antes de qualquer coisa, um estado de espírito e um saber que progressivamente vai se instalando na conduta do ser devido ao seu modo de vida ( NEGRINE, 2000 apud SÁ, S/D, p.01).
Para o lúdico não importa somente o conteúdo do produto da atividade exercida e sim o resultado da ação, no que se proporciona o encontro do que é real e o fantasioso, o encontro e conhecimento de si mesmo e com o outro.
Estando presente em todas as fases da criança, a ludicidade, requer atenção no emprego de atividades destinadas a cada fase. Jogos e brincadeiras são necessários para o desenvolvimento da criança, mas é interessante fazer uso de outros recursos, como jornais, revistas ,projetos construídos pelas próprias crianças, experiências vivenciadas fora da escola, e com