ludico na educação infantil
Tamara Plácido Ferreira Cim
Janete Kupper
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ped (0696) – Prática do Módulo
25/09/2014
RESUMO As inovações nas praticas da educação infantil com o lúdico, visa proporcionar uma nova forma de aprendizagem dinâmica, prazerosa e divertida para as crianças. Este trabalho visa a partir de uma releitura de autores abordando sobre o lúdico no desenvolvimento infantil. O lúdico deveria ocupar um lugar central nas atividades infantis ao longo do desenvolvimento de todas as crianças, dentre alguns estudiosos na área destaco, Froebel, Wallon, Piaget e Vygotsky, que fazem uma abordagem de diferentes formas. Nesses estudos julgasse que o docente conheça bem seus alunos e a faixa etária em que atua para aplicar de forma adequada cada atividade lúdica na sala de aula.
Palavras-chave: Educação. Professor. Lúdico
1 INTRODUÇÃO
Um dos desafios da escola atual é promover uma educação de valor que, pela brincadeira, contagie todos os que estão envolvidos no processo. Para tanto, é preciso mostrar a importância do brincar nos trabalhos desenvolvidos nas áreas de conhecimento com as crianças da educação infantil. É papel de o educador formar pessoas críticas e criativas, que criem, invente.
Por isto é de suma importância que o profissional da educação infantil trabalhe com muitos estímulos para que ela cresça criativa, inventiva e acima de tudo crítica.
O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois, todo ser humano apresenta uma tendência lúdica, buscando de maneira sem que ele perceba de contribuir para o processo ensino aprendizagem de forma prazerosa e dinâmica.
Caracterizar o lúdico como a ferramenta indispensável no trabalho do educador, através de jogos e brincadeiras, faz com que tudo fique mais gostoso e dinâmico.
Considerando a importância da utilização de atividades lúdicas como jogos educativos e brincadeiras,