Ludicidade
As atividades lúdicas não se restringem aos jogos e brincadeiras, são as atividades que tenham que tenham prazer, entrega e integração dos participantes.
Na atividade lúdica o que importa é a ação, momento vivido. A ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, conhecimentos embora, estes sejam muito importantes
Ludicidades são atividade que permitem que o individuo vivencie sua inteireza e sua autonomia em seu tempo, espaço.
Tais atividades podem ser uma brincadeira, um jogo, uma dinâmica em grupo, ou de sensibilização, um trabalho de recorte ou colagem. O tipo de atividade é como ela é orientada e o porquê de estar sendo realizada.
- O que é brincar e quais os benefícios?
Brincar é a forma importante de comunicação da criança podendo reproduzir o seu cotidiano explorando o mundo de fantasias e imaginação.
O brincar proporciona muitos benefícios ás criança como seres humanos nos aspectos físicos, sociais, culturais, emocionais e cognitivos.
Por isso os país, educadores e a sociedade em geral sobre a ludicidade que deve se vivenciar na infância e a parte prazerosa.
É brincando que a criança aprende a respeitar regras, limites a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro, por meio do universo lúdico a criança começa a expressar-se com mais facilidade.
-O que é psixometricidade?
É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu universo.
Tem três conhecimentos básicos: O movimento, intelecto e o afeto. É o termo empregado para uma concepção de movimento integrado e organizado, analisando as funções vividas do sujeito, pois a sua ação é resultante de sua individualidade, linguagem e a socialização.
A psicomotricidade pode ser definida como o campo transdiciplinar que estuda e investiga as relações e as influencias recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.
- O que é a avaliação psicomotora?