ludicidade
Faculdade Anhanguera de Osasco
Curso de Pedagogia
Vanessa Leão Barbosa RA: 6660422615
Atividade de Auto Avaliação
A Ludicidade na Educação
Osasco
2014
Vanessa Leão Barbosa RA: 6660422615
Atividade de Auto Avaliação
A Ludicidade na educação
Trabalho apresentado à disciplina de Prática Pedagógica do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Prof.ª Mônica Puliero.
Osasco
2014
Atividade de Auto Avaliação
1- O entendimento do jogo como recurso pedagógico passa pela noção de que, se a escola tem objetivos a atingir e o aluno busca a construção de seu conhecimento, qualquer atividade dirigida e orientada visa a um resultado e possui finalidades pedagógicas.
Considerando a afirmação anterior, identifique qual alternativa aponta o jogo utilizado em sala de aula como um meio para a realização dos objetivos educacionais:
a) O jogo educativo faz com que o aluno, ao praticá-lo, manifeste sua ação livre, iniciada e mantida pelo prazer de jogar.
b) O jogo educativo faz com que o aluno, ao praticá-lo, não manifeste sua ação livre; assim, o brincar é desvinculado do prazer de jogar.
c) Apenas o jogo recreativo propicia ao aluno a manifestação de sua ação livre, iniciada e mantida pelo prazer de jogar.
d) Tanto o jogo educativo quanto o jogo recreativo não apresentam compromisso com a manifestação de sua ação livre, iniciada e mantida pelo prazer de brincar.
R: Resposta correta letra A, pois a criança aprende com prazer quando causamos curiosidade nela.
2- Leia atentamente a afirmação a seguir:
Kischimoto (1994, 2008, 2010) concebe o jogo como um instrumento pedagógico muito significativo.
Essa ideia encontra expressão na (s) seguinte(s) afirmação ( afirmações):
I- No contexto cultural e biológico, o jogo é uma atividade livre e alegre que engloba uma