ATPS de Algoritimos
Estrutura também conhecida como de decisão ou de seleção, caracteriza-se pela execução de um bloco de instruções dependendo da veracidade de uma condição (representada por expressões com operadores relacionais e lógicos). Ou seja, a execução de um ou mais comandos dependerá de se uma condição é satisfeita (é verdadeira)ou não. A estrutura de decisão deve ser sempre usada quando houver necessidade de testar alguma condição e em função da mesma tomar uma atitude. Essa estrutura é muito utilizada, até porque no nosso dia-a-dia, estamos sempre tomando decisões, vejamos um exemplo:
Se
“Estiver chovendo”
Então
Tenho de fechar as janelas
Caso contrário (senão)
As janelas podem ficar abertas
A estrutura se subdivide em outras três formas: Condicional Simples, Condicional Composta e Condicional Múltipla.
Uma única expressão lógica é avaliada, para decidir se o bloco de instruções será executado ou não. Em descrição narrativa, seria algo do gênero.
“Se fizer sol então eu irei à praia”. A representação dessa condição em um fluxograma seria algo como. Nesta mesma figura, o exemplo de uso do fluxograma mostra que se o Tempo for igual a sol, a condição é verdadeira (V) e o comando “vou à praia” será executado. Se a condição não for verdadeira, o comando não será executado.
Modelo Fluxograma e Exemplo para Estrutura Condicional Simples
Em linguagem algorítmica, a sintaxe para esse tipo de estrutura é:
Se
então
...
Fimse
Exemplo:
Se
(idade < 18) então escreva (“Esta pessoa é menor de idade”) fimse Desenvolvimento de Laços de Repetição
Adivinha pra que serve a repetição!... Isso mesmo! Para repetir uma instrução ou um bloco de instruções. Vamos tomar como base a preparação de uma xícara de café. Quais seriam os passos desse algoritmo?
1. Colocar o açúcar na xícara
2. Colocar o café na xícara (neste caso, teria de ser um café solúvel)
3. Colocar a água quente
4. Mexer
5.