lucidade
Monica Cristina Modesto 1
Juliana de Alcântara Silveira Rubio2
Resumo
Este trabalho pretende abordar o universo lúdico como recurso de intervenção para a superação de dificuldades apresentadas pelos sujeitos em processo de aprendizagem; analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e emocional na criança, reconhecendo-a como instrumento pedagógico importante e facilitador na assimilação de conhecimentos, resolução de conflitos e intervenção em dificuldades escolares.
Palavras Chave: Ludicidade; intervenção; facilitador; aprendizagem; conhecimento.
1. Introdução
Este trabalho trata da importância do lúdico na aprendizagem onde apesar das mudanças já ocorridas no contexto escola r referentes ao lúdico, nota-se que jogos e outras atividades lúdicas são utilizas com pouca frequência por professores em suas aulas. Tal ocorrência apresenta justificativa por parte dos professores como: currículo extenso; falta de tempo e recursos para preparar jogos; indisciplina gerada e muitos também não acreditam na eficácia desse recurso.
O brincar é um comportamento que percorre séculos e independente da cultura ou classe social, faz parte da vida do ser humano onde todos consequentemente se divertem, aprendem, socializam, comunicam, trocam experiências, desafiam uns aos outros e se interagem. O aspecto lúdico torna-se importante instrumento na mediação do processo de aprendizagem, principalmente das crianças, pois elas vivem num universo de encantamento, fantasia e sonhos onde o faz de conta e realidade se mistura, favorecendo o uso do 1 Aluna do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FAC-São Roque.
2
Mestre em Educação pela UNESP. Professora Orientadora.Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 - 2014 pensamento, a concentração, o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de