BRIQUEDOTECA E O ESPAÇO DE LUCIDADE.
E O ESPAÇO DE LUCIDADE.
Trabalho individual apresentado ao curso de Lincenciatura em Pedagogia UNOPAR - Universidade Norte do Paraná com requisito parcial para obtenção de média para as disciplinas:Organização do Trabalho na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa, Alfabetização e Letramento, Lucidade e Educação; Seminário IV.
Orientador Profª:Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral; Raquel Franco; Roly Montagnini
Brasileia/Ac
2013
Introdução
Brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamental do cotidiano infantil e constitui-se como um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil. A Brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo. Desperta numa sociedade reconhecida como a do conhecimento, com grandes avanços tecnológicos. As brincadeiras sofreram influências marcantes de todo esse progresso. Os jogos passaram a ser desenvolvidos com base no conhecimento tecnológico. A ludicidade precisa ser resgatada, sob pena de ter implicações no desenvolvimento e na aprendizagem. De certa forma, as atividades lúdicas permitem a transmissão cultural de um povo, e também podem ser entendidas como instrumentos para transmitir conhecimentos. As atividades lúdicas permitem as crianças desenvolverem suas habilidades cognitivas e motoras, e também a internalizar os conteúdos curriculares por meio desta, o que talvez seja o mais original em sua constituição humana.
DESENVOLVIMENTO,
Partindo dessa necessidade, a brinquedoteca surge como uma alternativa ao brincar Infantil. Brinquedoteca “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente”. A brinquedoteca