INFANCIA E LUCIDADE
1 INTRUDUÇÃO
O estagio supervisionado do Curso de Pedagogia é uma atividade de suma importância, mesmo que por um curto espaço de tempo, nos possibilitou a inserir ao meio do contexto da nossa futura atuação.
Sendo assim o Estagio Supervisionado visa formar professores para atuação da primeira etapa da Educação Básica, tornando profissionais capazes de compreender a realidade educacional da região, para a construção de modelos eficientes de ensino aprendizagem tendo como função primordial potencializar o desenvolvimento de todas as capacidades, tornando o ensino mais humano e mais ético inclusivo. O estagio faz parte da nossa atuação sendo garantido por lei como um eixo articulador entre teoria e pratica. A LDB 9.394/96 (lei de diretrizes e base da educação).
A atividade de estágio tem como objetivo nos proporcionar uma noção de como deve ser a postura do professor com relação às praticas de ensino na Educação de Crianças Especiais, bem como dos conteúdos e de reconhecer a organização do trabalho pedagógico proporcionando um novo olhar ao processo de ensino-aprendizagem.
O projeto de estagio é um instrumento necessário, para que o educando possa adentrar as suas funções sabendo unir a teoria à prática. A dinâmica deste trabalho é as atividades de observação, co-participação e regência. Vale ressaltar que, em nenhuma hipótese é possível exercer uma profissão sem um prévio estágio, e no exercício da pedagogia não pode ser diferente, é um momento de estudo, pesquisa e aprimoramento profissional e pessoal para o aluno em formação, bem como, para aqueles que já possuem formação inicial e estão continuando seu processo formativo. Cada indivíduo em processo de formação deve ter a