LUCAS
FLAMBAGEM
É o fenômeno que ocorre quando uma carga axial de compressão, atuando em uma barra, ocasiona uma flexão lateral, na direção do menor raio de giração de sua seção transversal, rompendo a peça com uma carga menor que a carga de ruptura a compressão simples.
8.1
ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS
Seja a coluna AB de comprimento L para suportar uma dada força P (Figura 8.1). A coluna é articulada em ambas as extremidades e P é uma força axial centrada, ou seja, aplicada no centroide da seção transversal. Se a área da seção transversal A da coluna é selecionada de maneira que o valor = P/A da tensão em uma seção transversal seja menor do que a tensão admissível adm para o material usado, e se a deformação axial = PL/AE estiver dentro das especificações dadas, podemos concluir que a coluna foi projetada corretamente.
No entanto, na medida em que o carregamento é aplicado, a coluna pode flambar, ou seja, em vez de permanecer reta, ela subitamente se curvará de maneira acentuada (Figura 8.1). Portanto, uma coluna que sofreu flambagem sob a ação de uma força que ela deveria suportar não foi projetada corretamente.
Figura 8.1: Coluna com carga centrada sofrendo flambagem.
A avaliação desse deslocamento lateral será feita considerando-se um modelo simplificado de duas barras rígidas
AC e BC conectadas em C por um pino e uma mola de torção com constante de rigidez K, conforme ilustra a
Figura 8.2.
Se as duas barras e as duas forças P e P’ estiverem perfeitamente alinhadas, o sistema permanecerá na posição de equilíbrio mostrada na Figura 8.3a enquanto não for perturbado. Caso C seja movimentado ligeiramente para a direita, de maneira que cada barra forme agora um pequeno ângulo com a vertical (Figura 8.3b), o sistema poderá se afastar ainda mais daquela posição. No primeiro caso, dizemos que o sistema é estável e, no segundo, que ele é instável.
Para determinar se o sistema constituído de duas barras é estável ou instável,