lucas
[editar]Diferenças
O presunto é feito apenas com o pobre porquinho, diferente da mortadela que é parte porco, parte boi e, a mortadela se industrializa quando uma porquinha trai o leitão com um boi, ou uma vaca dá pra um porco... acredite, isso é possível. Mas o presunto é algo que sai de uma relação de fidelidade, não há traição... isso ao menos com espécies diferentes.
O apresuntado tem o mesmo processo mas, as partes do porquinho são aquelas que ninguém quer mais, ou seja: Quando um(a) porquinho(a) está velha demais e não dá... pra muita coisa, ela vira apresuntado e, assim pode então ser comida. O apresuntado não é de todo ruim, se for acompanhado de bebida alcoolica, mas pode comer apresuntado, porém se beber não dirija... sua palavra a ninguém com esse bafo de carne ruim com pinga.
Presunto também combina com queijo mas, nesse caso voltamos à travessia da mortadela, que é vaca/porco: Já que leite de porquinha não faz bem o comsumo humano e também é muito pouquinho e faz falta para os filhotes, daí o porquinho se mistura ao leite de vaca, ou seja, nesse caso nem se pode mais falar que mortadela é algo imoral. Se misturar o leitinho da vaca com o presunto, o porquinho nem culpa tem, já que está morto e nem poderá mamar nada, ainda mais qualhado e seco.
[editar]Processo de fabricação
Parte que não era muito apreciada, perdendo até mesmo para a linguiça.
O presunto antes de tudo é um cadáver... mas, não humano como em linguagem policial, aliás em desuso pois o Capitão Nascimento não gosta desses termos grosseiros. De qualquer forma, isso é apenas força de expressão, ninguém faz presunto