Lubrificação em cabos de aço
LUBRIFICAÇÃO CORRETA DOS CABOS DE AÇO
Os cabos de aço são usados para inúmeros fins, seja em serviço estacionário, como tirantes ou espias, cabos aéreos para transporte, suspensão de pontes pênseis ou então para puxar ou elevar pesadas cargas como acontece nos elevadores, guindastes de minas, guinchos, equipamentos para movimento de terra, etc. Nestes vários serviços ficam expostos às mais variadas condições, desde os ambientes relativamente limpos e secos encontrados nos elevadores domésticos, até a plena exposição à intempérie onde podem estar sujeitos ao calor, ao frio, à chuva, ao pó. Muitas vezes são arrastados pelo chão, na água, na lama. Todos estes fatores e mais outros ainda, encontrados em serviço, influem na escolha e no método de aplicação do lubrificante, para que fiquem asseguradas a longa vida útil do cabo, e o que muitas vezes é mais importante, a máxima segurança contra acidentes, principalmente quando se trata da vida de seres humanos.
1. CONSTRUÇÃO DOS CABOS DE AÇO
Os cabos de aço são formados de várias pernas dispostas helicoidalmente ao redor de um núcleo central ou alma. A alma é constituída por uma corda de cânhamo, ou de outra fibra vegetal, podendo às vezes ser também de aço. Os cabos de aço normalmente são formados por 6 a 8 pernas, mas há cabos especiais com um número maior ou menor do que este.
Cada perna, por sua vez, consiste de vários fios dispostos ao redor de um núcleo ou alma, que geralmente é formada por um ou mais fios, mas também pode ser corda fina de cânhamo ou material similar. O número de fios por perna varia de 7 a 37 ou mais.
Página 1
(ARQ.CABOS.DOC)
Mobil Oil do Brasil
Figura 1 - Construções Típicas dos Cabos de Aço
É mostrado acima apenas 8 seções transversais das muitas existentes. O primeiro número em cada ilustração correspondente ao número de pernas, ao passo que o segundo se refere ao número de fios por perna. Em alguns casos o último número é apenas indicativo, visto que os fios mais