Elevadores a cabo
Instituto Politécnico – Centro Universitário UNA
ELEVADOR DE CARGA: cabos de aço
Curso: Engenharia Mecânica Professor TIDIR: Paulo Cesar Ferreira Pinto
Fabiano Ribeiro Silva, Fabio César Reis de Lima, Jonas Carolino Silva, Leonardo Rodrigues Soares, Marcelino Lopes de Assis, Thiago Recieri de Castro Pinheiro, Tulio Luiz Leão
Resumo: O objetivo deste trabalho, é o estudo de um elevador de carga civil, do qual consta a formação estrutural necessária para construir o elevador e sua composição. Mostra a grande importância do cabo de aço para realização do uso. O esclarecimento a respeito da alma do cabo de aço, e também o calculo de diâmetro, poder de resistência, fatores de seguranças e a apresentação do algoritmo.
Palavras chave:
1. Introdução
O elevador a cabo e um equipamento que se destaca no mercado da construção civil por oferecer benefícios à obra impactando diretamente nos prazos de finalização e gastos das construtoras.
O equipamento consiste em uma torre, cujo interior se move uma cabine tracionada por um cabo de aço, envolto de um carretel de guincho movido por um motor elétrico. Como todo maquinário e composto por partes: Casa de máquinas, cabina, contrapeso, caixa ou caixa de corrida, patamar ou pavimento e poço.
O elevador é sustentado e elevado pelo cabo de aço, que tem como fatores cruciais, os processos de fabricação, que devem resultar na adequação dos arames, almas e pernas do cabo, e manutenções que envolvem a lubrificação e oxidação, sendo sujeito à elasticidade, e intensas condições de uso.
O dimensionamento do cabo de aço e fundamental no quadro de tração e força no elevador de carga, que envolve questões como tipo de cabo a ser usado, lubrificação, bitola e propriedades mecânicas. O foco de estudo deste trabalho desenvolve questões sobre o dimensionamento dos cabos como capacidade de resistência, cálculos de diâmetro, fatores químicos, algoritmo de cargas e coeficientes