Lubrificação de torno mecanico
Estes dois fatores representam e conjunto metade dos problemas de vibração dos equipamentos industriais. Os procedimentos para eliminar os problemas de alinhamento e balanceamento são fundamentais para garantir o bom desempenho das máquinas.
Sintomas do Desalinhamento Excessivo
O desalinhamento excessivo provoca os seguintes problemas no equipamento: * Falha prematura do rolamento, vedações, eixo e do próprio acoplamento. * Vibração radial e axial excessiva (pode variar conforme o tipo de acoplamento). * Aumento da temperatura dos mancais. * Vazamento de óleo nas vedações do mancal. * Afrouxamento dos parafusos da base. * Afrouxamento ou quebra dos parafusos do acoplamento. * Aquecimento do acoplamento. Nos acoplamentos com elastômeros, verificar o efeito da temperatura. * Desgaste excessivo do acoplamento. * Ruptura do eixo na região do mancal ou do acoplamento. * Perda de óleo ou graxa pelo acoplamento.
Alinhamento das Máquinas
Alinhamento mecânico é um recurso utilizado pela mecânica, em conjunto de equipamentos rotativos, com a finalidade de deixar as faces do acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto, e no mesmo plano. O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento e dar maior durabilidade aos componentes.
Tipos de desalinhamentos
Os desalinhamentos podem ser radial, angular ou os dois combinados, seja no plano horizontal ou no vertical.
Desalinhamento radial ou paralelo Desalinhamento angular ou radial
Desalinhamento misto
Métodos de alinhamento
Relógio comparador
O alinhamento com relógio comparador deve ser executado em função da precisão exigida para o equipamento, a rotação e importância no processo.
Para a verificação do alinhamento Paralelo e Angular devemos posicionar o relógio com a base magnética sempre apoiada