LTR - Psicologia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
JOSUE DOS SANTOS TIAGO: - RA9525401473:
Psicologia da Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”
Tutora Priscila Lourenço
CARAPICUÍBA/OSASCO 2014
Introdução
Desde a antiguidade os bichos fazem parte do cotidiano, sendo utilizados como meio de trabalho ou como companhia. Estudos científicos comprovam os benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA), cujas técnicas são utilizadas para o tratamento de inúmeras doenças, tanto psicológicas quanto físicas. Conforme Capote (2009) a TAA é uma técnica utilizada por profissionais da área da saúde, que objetiva através da interação humano-animal, promover o desenvolvimento emocional/afetivo, cognitivo, social e físico. A terapia consiste na utilização de diversos tipos de animais tais como: cães, gatos, cavalos, peixes, tartarugas, coelhos, entre outros, sendo muito comum em hospitais e escolas especializadas no tratamento de indivíduos que apresentam problemas psicológicos e na reabilitação de pessoas com deficiências múltiplas.
Dos diversos tipos de animais que são utilizados na terapia, o cão foi um dos pioneiros por suas características peculiares, como inteligência e percepção. A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) apresenta-se como um recurso inovador que utiliza cães como um meio alternativo no tratamento de pessoas com diferentes tipos de deficiências, oferecendo-lhes benefícios no processo terapêutico.
Na atualidade existe uma grande preocupação em relação à qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Compreende-se que a deficiência mental, pode estar associada a comprometimentos na cognição, dificuldades motoras e psicomotoras, distúrbios de comportamento e/ou alterações na linguagem, interferindo diretamente no funcionamento e nas