Los articulos
1. Título: A cultura espanhola como possibilidade de ampliação do universo cultural e social do aluno
2. Conteúdos:
Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social.
Conteúdos Específicos:
Touradas;
Flamenco;
La siesta;
Culinária espanhola;
Pratos típicos;
Principais cidades;
Biografia de personalidades influentes (cantores, pintor, ator, cineasta e escritor);
3. Quantidade de aulas: 6 (seis) aulas
4. Etapa: CELEM
5. Recursos a serem utilizados: Computadores e projetor multimídia.
6. Encaminhamentos metodológicos:
Hoje já se constata um crescimento e prestígio considerável da língua espanhola no Brasil e a comunicação de seu domínio já ocorre de diversas formas, ou seja, no ensino regular e/ou centros de idiomas. Sendo que, desde a década de 1990 já existiam discussões quanto ao ensino formal do Espanhol no sistema regular brasileiro de ensino. Desse modo, aos poucos foi se observando a exatidão de aprender e dominar a língua espanhola, e com isso, é possível compreender o conhecimento e a participação do sistema educativo brasileiro como de fundamental relevância, uma vez que, a escola deve ser entendida como espaço favorável para proporcionar oportunidades de aprendizagem dos alunos.
Para que ocorra o ensino da língua espanhola como possibilidade de ampliação do universo cultural e social do aluno, a escola deve ser compreendida como lugar de produção de culturas. Pois, de acordo com Maciel; Oliveira (2011, p.07), “a língua espanhola no Brasil” deve significar um espaço para que o aluno aprecie e entenda “a diversidade linguística e cultural”, de modo a se empenhar “discursivamente, bem como abranger possibilidades de construção de significados em relação ao mundo em que vive”.
Vale complementar ainda segundo Sellanes (2013) que, os seres humanos se comunicam através da linguagem, a qual é uma regra de signos harmônicos usados pelos grupos de um país e/ou região, popularmente conhecido por língua ou idioma, que por sua vez, é distinta.