Principio de Pascal
Sumário
Capa 1
Sumário 2
1.Princípio de Pascal 3
2.Experimento 5
2.1.Montagem 6
2.2.Explicação 7
Referências 8
Princípio de Pascal
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês de curta existência, que como filósofo e místico teve uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Como físico, em um de seus estudos, esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões.
O princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que:
“O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido“
Uma aplicação simples deste princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de diferentes áreas sobre a superfície do líquido. Veja como funciona uma prensa hidráulica no desenho abaixo:
Aqui temos o esquema de um elevador hidráulico. A prensa é um mecanismo eficaz de aumento da força aplicada. Para isso basta construir um dispositivo com área maior do que a área na qual se vai aplicar a força. Fazendo isso podemos levantar o carro. O mesmo vale para o sistema de freio hidráulico de um carro.
Outros exemplos
O Princípio de Pascal, é também utilizado no freio dos carros atuais. Ao acionar o freio, o mesmo empurra o pistão de comando, que consequentemente aplica pressão naquele ponto d’agua, e como a pressão na agua é distribuída integralmente a todos os pontos (Princípio de Pascal), os pistões de dentro são empurrados e travam o tambor.
O experimento
O experimento em questão irá destacar a presença de dois importantes princípios da Hidrostática no funcionamento de um equipamento como o submarino, que horas emerge e outras submerge, de