Princípio de pascal
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA - FÍSICA EXPERIMENTAL ІІ
CURSO – ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DOCENTE –CALHAU
ALUNA – LENAMIRIA CRUZ
PRINCÍPIO DE PASCAL
FEIRA DE SANTANA-BA, 25 DE JULHO DE 2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
ALUNA LENAMIRIA CRUZ
PRINCÍPIO DE PASCAL
EXPERIMENTO REALIZADO 26 DE MAIO E 02 DE JUNHO DE 2006, REFERENTE À DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL II MINISTRADA POR CALHAU.
FEIRA DE SANTANA-BA, 25 DE JUNHO DE 2006
RESUMO
No trabalho experimental que está sendo apresentado foi realizado na tentativa de comprovação do Princípio de Pascal. Houve duas etapas, na primeira há uma relação entre a Pressão aplicada num fluido e a Força de aplicação, onde foi encontrada a constante de proporcionalidade (() entre elas - (=1/A. Enquanto na segunda etapa foi testado a relação entre a Força e a Área onde é aplicada a força.
Os dados da primeira etapa foram encontrados ao se aplica forças sobre o êmbolo de uma seringa, onde se tinha um vácuo, a pressão foi obtida através da bomba de vácuo, a constante de proporcionalidade encontrada foi satisfatória, pois ao se comparar a área de aplicação da força calculada através desta constante ((=1/A) e a área medida com um paquímetro teve um erro percentual relativo de1,01%.
Na segunda etapa, utilizando um sistema de vasos comunicantes atribuiu um determinado peso ao êmbolo de área menor e estimulou o peso que seria aplicado ao êmbolo maior para