Aula Ambiental 01
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE AMBIENTAL
PROFESSOR : JOSE DONIZET LOBO
Encontro 01 19/08/2015
INTRODUÇÃO
Ao tratar da mensuração dos dados econômicos das empresas que estão ligadas direta ou indiretamente com o meio ambiente, tanto públicas como privadas, o profissional contábil deve primeiro, tomar conhecimentos do contexto em que ocorrem os problemas ambientais, e, conhecer o vocabulário técnico das questões que envolvem os impactos ambientais e as possibilidades para medir tais impactos.
Segundo o Dicionário Aurélio, Meio Ambiente é o que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas, por todos os lados, é nosso habitat natural, do qual dependemos para sobreviver, onde retiramos o alimento necessário à vida e que de uma forma muito ruim, estamos degradando nosso ambiente de forma hostil, rude e sem controle.
O homem interfere na natureza através das explosões nucleares, efeito estufa, poluição do ar e das águas, destruição das florestas e da fauna entre outros. O nosso planeta está sendo agredido pelo homem causando a extinção de várias espécies animais e vegetais.
O ser humano precisa se conscientizar de que destruindo a natureza, estará destruindo a si mesmo, pois, como uma das espécies que habitam o planeta, ele está inserido dentro desse meio ambiente que ele está ajudando a degradar.
Evolução Histórica
A preocupação com a proteção do meio ambiente, seja tomada por motivações nacionais ou internacionais, atingiu maturidade com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972.
A partir dessa Conferência das Nações Unidas emergiram tratados e convenções internacionais sobre o meio ambiente, bem como surgiu no âmbito nacional uma série de providências institucionais e legislativas que nos últimos 30 anos, buscou tratar de forma