Lombalgia
A lombalgia é dor localizada na região lombar, podendo ter diversas causas. Estudos epidemiológicos demonstram que cerca de 50%a 90% dos indivíduos adultos apresenta lombalgia em algum momento de suas vidas, a lombalgia tem incidência semelhante em homens e mulheres, sendo que as mulheres queixam mais de dor lombar após os 60 anos de idade, talvez em decorrência das conseqüências da osteoporose.A dor lombar constitui a principal causa de ausência ao trabalho nos indivíduos de faixa etária produtiva. É uma das causas mais onerosas de afecções do aparelho locomotor e é a segunda causa mais comum de procura por assistência medica em decorrência de doenças crônicas.
A lombalgia aguda é uma condição auto limitada; 90% recupera espontaneamente em 4 a 7 semanas. Mais de 50 % das pessoas que apresentam lombalgia aguda podem apresentar novos episodio durante o período de um ano. Em estudos recentes acredita que 40% a 44% das pessoas com lombalgia apresentam cronificação da dor. Estima-se que 1% a 3% das pessoas necessite de procedimento cirúrgico, talvez este percentual tenha aumentado hoje em decorrência de novas técnicas e recursos materiais e diagnosticas.
Entre os fatores de risco estão os fatores constitucionais, individuais, posturais e ocupacionais. Dentre os ocupacionais, destaca-se as sobrecargas na coluna lombar gerada por levantamento de peso, deslocar objetos pesados, permanecer em posição fixa prolongadamente. Nos fatores individuais está o ganho de peso, obesidade, a má postura, a fraqueza dos músculos abdominais e espinhais. Transtornos psicosociais como depressão. Hipocondríase, alcoolismo, fumo, divorcio, descontentamento , falta motivação com as atividades ocupacionais, entre outras são mais freqüentes nos indivíduos com lombalgia.
A anatomia e biomecânica da coluna lombar é bastante complexa, todas as estruturas que compõe a coluna são fontes potenciais de dor e se houver alteração em sua estrutura morfológica ou desvio de sua curvatura