Lojas virtuais
Consumidores estão utilizando a internet para suas compras. Em 2011, o e-commerce nacional movimentou R$18,7 bilhões. Previsões futuras estão motivando empresas a explorar a web para gerar negócios. É preciso logística eficiente e moderna que garanta que tudo comprado chegue.
A expectativa é receber rapidamente o produto que comprou. Falhas logísticas podem afetar a relação com clientes e a imagem da empresa. Problemas com loja virtual podem ser associados à loja física. Os especialistas recomendam uma política de devolução e a implantação de um sistema que permita gerenciar essas. É indicado que áreas de estocagem sejam separadas; quem não tem alternativa, uma dica é definir horários de operações diferentes. Quem não pode arcar com custos de um centro de distribuição próprio, uma saída é contar com o respaldo de um operador logístico, o custo é variável.
A logística para o e-commerce tem evoluído por conta da tecnologia. O prazo para entrega varia entre três horas e cinco dias. Devido á complexidade e dinamismo da logística, todo o sistema precisa ser avaliado, monitorado e controlado. É preciso adotar soluções tecnológicas, o mercado tem a ferramenta “WMS”, grandes empresas já utilizam o “WMS”, porém as pequenas e médias ainda utilizam o “ERP”, que não é tão completo. Importante que na distribuição, as empresas contem com uma ferramenta de gestão de transporte; Outro detalhe: a embalagem. Apesar de ser uma questão básica, este é um fator primordial, de nada vale preço e pontualidade se o produto chegar